IAPES

IAPES
Excelência em ensino e aprimoramento em Saúde

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mulheres mastectomizadas recebem treinamento de pilates





Mulheres acometidas pelo câncer de mama e que retiraram parte do seio para tratamento da doença receberam, neste final de semana, em Manaus, orientações sobre a utilização de técnicas de pilates para auxiliar e prevenir problemas causados pelas mudanças no corpo.


A ação foi realizada pelo Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) em parceria com o Grupo de Apoio as mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), durante o curso de pilates para fisioterapeutas, no Personalité Pilates, no Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus, ministrado pelo professor Bruno Stanislau, de Goiás, especialista na área.

Segundo o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, para as mulheres acometidas pelo câncer de mama e submetidas a cirurgia para retirada do tumor, a reabilitação física é primordial para minimizar os efeitos da cirurgia, promover a independência funcional e melhorar a qualidade de vida. "O pilates tem desmonstrado ser um dos métodos mais eficientes para o tratamento dessas pacientes, pois ele oferece exercícios especificos de força muscular", disse Xavier.

Ele explica que a paciente terá que conviver com as mudanças de postura causadas pela retirada do seio, como dor e restrição ao movimentar o ombro, inchaço do braço (linfedema) e a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço. “Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido a importantes alterações que com freqüência são geradas pela dor, fraqueza muscular e modificação na imagem corporal”, disse Xavier.

A presidente do Gamma, Oriona Ohse, destacou a importância de orientar as mulheres acometidas pelo câncer de mama sobre técnicas que as ajudem no processo de recuperação. "No grupo temos levado orientações para essas mulheres para que elas possam ter mais qualidade de vida", afirmou.

Os exercícios do Pilates, que aparentemente são suaves, proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, melhorando a respiração, diminuindo o stress, desenvolvendo a consciência e o equilíbrio corporal, melhora ainda a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona também relaxamento.

Notícias publicada no site Fato Amazônico: A notícias agora. Endereço: http://www.fatoamazonico.com/site/noticia/mulheres-mastectomizadas-recebem-treinamento-de-pilates/

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ESPECIAL: PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA INTENSIVA

Foto de exibição


Mercado de Fisioterapia Intensiva cresce em Manaus, mas necessita de profissionais especializados


O mercado de fisioterapia intensiva, profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), está crescendo em Manaus e precisa de profissionais especializados. Em Manaus, o Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) é a única instituição de ensino que oferece na sua carga horária, a maior parte de horas de aulas-práticas, nas unidades de saúde conveniadas. Ao todo serão 1.000 horas aulas.

Neste ano, o Iapes iniciou sua 8ª turma de pós-graduação em Fisioterapia Intensiva, tendo como missão principal preparar os alunos para o mercado exigente de saúde, segundo explica Daniel Xavier, diretor-presidente do Iapes. “Nosso curso é voltado para ensinar o aluno a realmente dominar todas etapas que um paciente de UTI necessita dentro da área de fisioterapia porque atuamos na prática, o que ele não vai aprender apenas com noções teóricas”, destacou Daniel Xavier.

A pós-graduaçao em Fisioterapia Intensiva do Iapes é referência na Região Norte, pois já formou alunos de diversos Estados dentre eles: Acre, Roraima, Pará e Rondônia. “Somos os únicos onde a vivência prática e cursos profissionalizantes como ventilação mecânica, suporte básico e avançado de vida, também somos pioneiros em protocolos cicloergometros”, disse.

Legislação obriga fisioterapeuta especializado nas UTIs

Daniel Xavier destaca que a legislação federal, que obriga a permanência de fisioterapeutas intensivistas nas UTIs começou a ser cumprida em Manaus, mas esbarra na falta de formação dos profissionais. As Resoluções RDC n°7 e nº 26 da Anvisa, está em vigor desde 2010 e estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento das UTIs neonatais, pediátricas e adultas instaladas em hospitais públicos, privados ou filantrópicos – civis ou militares. “Muitas empresas e até mesmo o governo enfrenta dificuldade na hora de contratar porque a maioria dos fisioterapeutas não possui essa especialização”, disse.

Matriculas abertas

Quem desejar se matricular na fisioterapia intensiva do Iapes, deve procurar a sede do IAPES, na rua Berlim,12, 3º Andar, Conj. Campos Elíseos, Planalto. Mais informações entrar em contatos nos telefones (92) 3238 2563/ 8425 6441 ou pelo site: http://www.fisioterapiamanaus.com.br

Pilates: benefício em qualquer idade

Matéria publicado no Jornal Amazonas emtempo no dia 15/04/2014
Foto de exibição


Crianças, jovens, adultos e idosos: todos podem praticar o método do pilates. A técnica, que tem sido muito divulgada pela mídia, tem como principais benefícios o fortalecimento da musculatura corporal. Sua grande vantagem é ter os exercícios adaptados para cada pessoa e para quem não gosta do ambiente agitado das academias, é ideal, pois permite um corpo malhado sem ‘puxar ferro’.

De acordo com o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, diretor-presidente Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes ), em Manaus, a preferência por essa técnica tem aumentado, tanto por quem quer praticar como atividade física, como para os novos profissionais que buscam formação na área.

De acordo com ele, nos jovens ele ajuda no crescimento, fazendo com que a postura não sofra grandes prejuízos, evitando evita cifoses e escolioses que são muito comuns nessa idade. Os idosos também podem fazer Pilates e os benefícios da atividade são muito importantes para a promoção da qualidade de vida desses idosos, além de prevenir a osteoporose, proteger a estrutura óssea e aliviar dores nas articulações.

Daniel Xavier explica que apesar de o Pilates, ter uma grande preferência de mulheres, a técnica não é uma atividade exclusivamente feminina. “Os exercícios e aparelhos se adaptam a diferentes níveis de condicionamento e pode desafiar muito a musculatura dos homens. Ele fortalece os músculos abdominais e ajuda no controle e no equilíbrio do corpo”, disse.

O Pilates é um método de condicionamento físico e mental que foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967). De acordo com Daniel Xavier, no pilates, os músculos do abdômen e costas são os mais exigidos, o que melhora a estabilidade do tronco e também alivia dores na lombar. Além disso, exercita também a respiração e fortalece o diafragma e o assoalho pélvico. Além disso são poucas repetições e ausência de desgaste físico. Ele foi desenvolvido para fortalecer, alongar e equilibrar o corpo sem causar riscos à saúde, principalmente das articulações.

Daniel Xavier destaca que a procura por profissionais e academias de ginásticas aumenta a cada dia, porém, alguns cuidados devem ser observados para que o Pilates não traga prejuízos para o organismo. "Um desses cuidados é verificar se o estabelecimento possui a estrutura adequada, turmas pequenas e principalmente verificar se o profissional responsável pelos exercícios é devidamente habilitado.

Exercícios

A maioria dos exercícios é feita na horizontal (deitado), seja no aparelho ou em solo. A diferença é que as aulas com aparelho costumam ser individuais, onde as molas dos aparelhos adaptam os movimentos a cada corpo, sendo então indispensável para quem já tem alguma lesão ou alteração postural.

Nesta prática o aluno tem total supervisão do profissional. Já quando é realizado no solo, o Pilates pode ser feito em grupo, e lembra muito o yoga, pois trabalha com exercícios de equilíbrio, respiração, fortalecimento e alongamento. Tudo isso é realizado tendo como base uma boa concentração. Portanto, a escolha só dependerá do gosto de cada um por cada forma de exercício. Seja no solo ou no aparelho, os resultados alcançados no Pilates serão os mesmos.

Com todos estes benefícios que o Pilates oferece, é possível alcançar um corpo malhado, músculos fortes, boa postura, barriga definida e sequinha, melhor capacidade da respiração e melhor tolerância à correria da rotina. Ou seja, todos os benefícios que você precisa para alcançar uma ótima qualidade de vida.

Benefícios gerais do pilates

O Pilates é uma atividade física benéfica para todas as idades e promove inúmeros benefícios para a saúde em quem o pratica. Veja abaixo alguns deles:

1. Aumenta a resistência física e mental;
2. Melhora a coordenação motora;
3. Promove a saúde das articulações;
4. Alivia dores musculares;
5. Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
6. Previne contra a osteoporose;
7. Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
8. Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
9. Melhora a postura e a resistência muscular;
10. Expande a consciência corporal;
11. Ajuda no controle de peso;
12. Fortalece os músculos abdominais;
13. Pilates emagrece, tonifica e modela o corpo, além de melhorar a postura.

Instituto oferece atendimento gratuito de pilates para mulheres mastectomizadas

O Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) em parceria com o Grupo de Apoio às mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), estará oferecendo, em Manaus, atendimento gratuito de Pilates para mulheres mastectomizadas, aquelas que precisaram tirar parte ou um dos seios por conta do tratamento contra o câncer de mama.

O atendimento será feito por fisioterapeutas e estudantes que participam do curso de Pilates oferecido pelo Iapes, no dias 25, 26 e 27 de abril, no Personalité Pilates, no Vieiralves em Manaus, ministrado pelo professor Bruno Stanislau, de Goiás, especialista na área.

Segundo o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, as mulheres serão convidadas pelo Grupo de Apoio Às Mulheres Mastectomizadas. Ele destaca que para as mulheres acometidas pelo câncer de mama e submetidas a cirurgia para retirada do tumor, a reabilitação física é primordial para minimizar os efeitos da cirurgia, promover a independência funcional e melhorar a qualidade de vida.

Ele explica que a mulher submetida ao tratamento cirúrgico do câncer de mama terá que conviver com as mudanças de postura causadas pela retirada do seio, como dor e restrição ao movimentar o ombro, inchaço do braço (linfedema) e a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço. Por isso, para elas, a fisioterapia é fundamental.

“Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido a importantes alterações que com freqüência são geradas pela dor, fraqueza muscular e modificação na imagem corporal. Nesse sentido, das técnicas do pilatesajudam a mulher a enfrentar as mudanças causadas pela retirada do seio”, disse.

Daniel Xavier destaca que o Pilates possui em sua composição elementos que auxiliam na recuperação física da paciente, além de outros componentes terapêuticos. "Será uma grande troca de experiência, tanto para os alunos que estão aprendendo mais sobre o pilates como para as mulheres, que estão nesse fase de recuperação", destacou.

O método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967). Os exercícios que aparentemente são suaves proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, melhorando a respiração, diminuindo o stress, desenvolvendo a consciência e o equilíbrio corporal, melhora ainda a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona também relaxamento.

Curso de Pilates

O curso de Pilates oferecido pelo Iapes serão três módulos: o primeiro em abril, o segundo nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, e terceiro módulo dias 25,26 e 27 de julho. A programação será realizada em 200h/aulas, dividido em três módulos de ensino teórico (100h) e por estágio obrigatório (100h). Os interessados no curso devem procurar a sede do IAPES, na rua Berlim,12, 3º Andar, Conj. Campos Elíseos, Planalto. Mais informações entrar em contatos nos telefones (92) 3238 2563/ 8425 6441 ou pelo site: http://www.fisioterapiamanaus.com.br

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fisioterapeuta da seleção juvenil de vôlei ministra curso técnico no AM pela IAPES

Pela primeira vez, Manaus receberá o curso para capacitar acadêmicos e profissionais de Fisioterapia e educadores físicos, na utilização da Dynamic Tape. Quem assume a responsabilidade de ensinar é o fisioterapeuta da Seleção Brasileira Juvenil Masculina de Vôlei e do Cruzeiro, e atual campeão mundial de clubes, Alysson Lima Zuim. 
O seminário, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, na sede do Iapes, na Zona Centro-Oeste de Manaus, apresentará aos profissionais o método de aplicação do Dynamic Tape, tipo de bandagem terapêutica adesiva famosa entre os principais atletas brasileiros. O curso terá carga horária de 20h/aula e os alunos receberão além do certificado e apostilas para acompanhamento do curso, dois rolos da bandagem Dynamic Tape medindo 5cmx5m.
Em breve resumo, o método auxilia a reabilitação física agindo nas áreas neurológica, ortopédica e muscular dos praticantes de esportes. O curso inédito é promovido pelo Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes).
De acordo com o diretor-presidente do instituto, Daniel Xavier, Alysson é um dos poucos instrutores brasileiros credenciados e autorizados para a aplicação da técnica. Muito utilizada nos jogos Olímpicos de Londres de 2012, a Dynamic Tap tem ganhado mais espaço entre os esportistas pela eficiência.