IAPES

IAPES
Excelência em ensino e aprimoramento em Saúde

terça-feira, 26 de abril de 2016

Câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes na região Norte, diz INCA



Manaus – O câncer está em primeiro lugar entre as causas de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, na Região Norte, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Amazonas, em cinco anos, 400 pacientes infantojuvenis morreram por causa da doença, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), que foram registrados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).
 
As estimativas do Inca apontam que cerca de 1.210 novos casos de câncer infantil serão registrados, este ano, nos Estados do Norte do País. No período de 2009 a 2013, o Amazonas registrou, em média, 80 mortes de crianças e adolescentes, relacionadas à doença, por ano, segundo o Datasus.

De acordo com o Inca, a leucemia é listada como o câncer mais comum na infância. Conforme a médica oncologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) Adelaide Portela, não existe condição genética comprovada que ligue a infância à doença do sangue.

De origem desconhecida, a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos. O Inca classifica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais, como a principal característica da doença. “Não é uma determinação genética, mas nós sabemos que os cânceres do sangue, osteosarcoma (câncer dos ossos) e neuroblastoma são mais recorrentes nas crianças”, disse.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a leucemia apresenta quatro tipos mais comuns: leucemia linfoide crônica, mieloide crônica, linfoide aguda e mieloide aguda. Duas delas atingem com mais frequência as células das crianças – caso da linfoide aguda e a mieloide aguda.

Atenção aos sintomas

Portela alerta que é preciso notar e investigar sintomas que podem indicar um câncer infantojuvenil, mas, por causa da semelhança com outras doenças, nem sempre o diagnóstico correto é feito a tempo.
Segundo a oncologista, o diagnóstico precoce aumenta em 80% a chance do paciente desta faixa etária se recuperar totalmente da doença. “Quem detecta os primeiros sintomas é o pediatra. A fadiga, as manchas roxas, um sangramento na urina, a perda de peso, que muitas vezes é confundida com uma virose e até mesmo com a dengue, podem ser sinais da doença”, alertou.

De acordo com a médica, existe uma orientação da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica para que os profissionais de pediatria analisem todos os sintomas como possíveis casos. “Hoje, nós temos criado o hábito de levar as nossas crianças regularmente ao pediatra. É na pediatria geral que o paciente tem a porta de entrada para o diagnóstico precoce. A orientação é que os pediatras pensem sempre oncologicamente, porque quando o câncer é descoberto prematuramente, existe 80% de cura”, afirmou.

Portela explica que o tratamento varia de seis meses a cinco anos, considerando as especificidades de cada protocolo de atendimento. Segundo a médica, as crianças respondem bem à quimioterapia e à radioterapia. “Se a criança tem metástase, a radioterapia age na localidade, em um membro, um órgão. A pior parte é porque as crianças sofrem muito com as agulhadas, mas como não têm essa percepção de vida de dizer ‘eu vou morrer, eu vou viver’, o tratamento fica mais tranquilo do que num adulto, por exemplo”, comparou Portela.

Mais qualidade de vida


Com a fisioterapia, a qualidade de vida das crianças acompanhadas na FCecon tem melhorado, segundo o coordenador técnico da ala de Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação, Daniel Xavier. “A reabilitação oncofuncional trabalha a parte motora e a parte respiratória que, por causa dos medicamentos e do tempo de internação, ficam prejudicadas”, afirmou.

Pesquisador da área, Xavier destaca que o objetivo da análise que ele tem desenvolvido com os pacientes da FCecon é demonstrar que a associação entre a adequada prescrição de atividade física, aliada à fisioterapia oncofuncional, é fundamental para melhorar da qualidade de vida de crianças com câncer.
O acompanhamento, segundo o fisioterapeuta, também inclui crianças que, em decorrência da doença, precisaram amputar membros e passaram a usar próteses. “Os avanços são visíveis aos olhos. Crianças que não conseguiam ficar sentadas na cama, agora, já dão pequenos passos”, exemplificou.

Dentre as pesquisas realizadas pelo especialista estão: Qualidade de vida e desempenho funcional de crianças e adolescentes portadores de neoplasias malignas submetidas ao processo de reabilitação oncofuncional; Desenvolvimento da polineuromiopatia do paciente crítico em uma unidade de tratamento intensivo oncológico; Mobilização precoce enquanto terapêutica segura e eficaz no combate à poliradiculomiopatia dos pacientes oncológicos internados na UTI e a Prática da atividade física direcionada à reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de melhora de qualidade de vida de crianças portadoras de câncer.

Fonte: http://canalitacoatiara.com.br/cancer-e-a-doenca-que-mais-mata-criancas-e-adolescentes-na-regiao-norte-diz-inca/

Pesquisas buscam melhorias na qualidade de vida do paciente com câncer no Amazonas

19/4/2016 - Autor de diversas pesquisas na área de Fisioterapia voltada para o bem-estar de pacientes com câncer, o doutor em Fisioterapia Intensiva (Phd), Daniel Xavier, está em fase de conclusão do pós-doutorado patrocinado pela Logos University da Flórida, também voltado para o mesmo tema: como melhorar a vida de um paciente oncológico.

Daniel Xavier, coordenador técnico da ala de Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), tem também Doutorado em Fisioterapia em Oncologia pela FCE - Universidade da Califórnia, destaca que além de sua experiência pessoal com a doença, a área de oncologia voltada para o bem-estar dos pacientes ainda é muito carente de muitos estudos. “O meu dia-a-dia como fisioterapeuta de uma unidade de UTI, vendo a luta dos pacientes, tem me incentivado a buscar no campo científico uma maneira de melhorar a vida deles. Dentro da fisioterapia, diversas técnicas podem ser aplicadas ainda dentro do hospital e depois acompanhando o paciente fora dele”, disse.

Dentre as pesquisas já realizadas estão: A Qualidade de vida e desempenho funcional de crianças e adolescentes portadores de neoplasias malignas submetidas ao processo de reabilitação oncofuncional, o Desenvolvimento da polineuromiopatia do paciente crítico em uma unidade de tratamento intensivo oncológico, A mobilização precoce enquanto terapêutica segura e eficaz no combate a poliradiculomiopatia do pacientes oncológicos internados na UTI, A prática da atividade física direcionada e a reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de melhora de qualidade de vida de crianças portadoras de câncer.De acordo com Daniel Xavier, os temas são voltados a estudar técnicas e novos métodos que auxiliam os pacientes com câncer desde o momento da internação, dando continuidade após a alta médica do hospital. “O mais importante que todo esse conhecimento é aplicado aqui mesmo em Manaus com os pacientes que atendemos no nosso dia a dia”, afirmou.
Crianças com câncer em uma de suas pesquisas: “A prática da atividade física e da reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de reinclusão social e incremento da qualidade de vida em crianças portadoras de neoplasias", Daniel Xavier ressaltou que procurou agregar duas das maiores áreas relacionada à saúde, reabilitação e ao bem estar. :os fisioterapeutas oncofuncionais e os educadores físicos.
O trabalho de pesquisa tem o objetivo demonstrar a relevância da associação entre a adequada prescrição de atividade física e aliada a fisioterapia oncofuncional como fatores fundamentais à reinclusão social e melhora da qualidade de vida de crianças portadoras de câncer. “Estamos preocupados principalmente em garantir após o tratamento do câncer um programa que garanta uma melhor qualidade de vida a estas crianças; um programa focado nas habilidades e funcionalidades da criança e em suas potencialidades a serem desenvolvidas e não na doença, que por si só, já devastadora”, afirmou.

Com informações da Assessoria.

Fonte: http://rederiomar.com.br/noticias/12616/pesquisas-buscam-melhorias-na-qualidade-de-vida-do-paciente-com-câncer-no-amazonas


segunda-feira, 25 de abril de 2016

"Melhorias na qualidade de vida do paciente com câncer" é tema de doutorado



Autor de diversas pesquisas na área de Fisioterapia voltada para o bem-estar de pacientes com câncer, o doutor em Fisioterapia Intensiva (Phd), Daniel Xavier, está em fase de conclusão do pós-doutorado patrocinado pela Logos University da Flórida, também voltado para o mesmo tema: como melhorar a vida de um paciente oncológico.
 
Daniel Xavier, coordenador técnico da ala de Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), tem também Doutorado em Fisioterapia em Oncologia pela FCE - Universidade da Califórnia, destaca que além de sua experiência pessoal com a doença, a área de oncologia voltada para o bem-estar dos pacientes ainda é muito carente de muitos estudos. “O meu dia-a-dia como fisioterapeuta de uma unidade de UTI, vendo a luta dos pacientes, tem me incentivado a buscar no campo científico uma maneira de melhorar a vida deles. Dentro da fisioterapia, diversas técnicas podem ser aplicadas ainda dentro do hospital e depois acompanhando o paciente fora dele”, disse.

Dentre as pesquisas já realizadas estão: A Qualidade de vida e desempenho funcional de crianças e adolescentes portadores de neoplasias malignas submetidas ao processo de reabilitação oncofuncional, o Desenvolvimento da polineuromiopatia do paciente crítico em uma unidade de tratamento intensivo oncológico, A mobilização precoce enquanto terapêutica segura e eficaz no combate a poliradiculomiopatia do pacientes oncológicos internados na UTI, A prática da atividade física direcionada e a reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de melhora de qualidade de vida de crianças portadoras de câncer.

De acordo com Daniel Xavier, os temas são voltados a estudar técnicas e novos métodos que auxiliam os pacientes com câncer desde o momento da internação, dando continuidade após a alta médica do hospital. “O mais importante que todo esse conhecimento é aplicado aqui mesmo em Manaus com os pacientes que atendemos no nosso dia a dia”, afirmou.

Crianças com câncer
Em uma de suas pesquisas: “A prática da atividade física e da reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de reinclusão social e incremento da qualidade de vida em crianças portadoras de neoplasias", Daniel Xavier ressaltou que procurou agregar duas das maiores áreas relacionada à saúde, reabilitação e ao bem estar. :os fisioterapeutas oncofuncionais e os educadores físicos.

O trabalho de pesquisa tem o objetivo demonstrar a relevância da associação entre a adequada prescrição de atividade física e aliada a fisioterapia oncofuncional como fatores fundamentais à reinclusão social e melhora da qualidade de vida de crianças portadoras de câncer. “Estamos preocupados principalmente em garantir após o tratamento do câncer um programa que garanta uma melhor qualidade de vida a estas crianças; um programa focado nas habilidades e funcionalidades da criança e em suas potencialidades a serem desenvolvidas e não na doença, que por si só, já devastadora”, afirmou.

domingo, 3 de abril de 2016

Reflexões sobre Fisioterapia Hospitalar


http://www.fisioterapiamanaus.com.br/images/promove.jpg
Vamos colaborar colegas de Manaus ! Não custa nada...

Boa noite, colegas Fisioterapeutas.

A iniciativa Promove é um estudo que tem por objetivo, através de um questionário, verificar as crenças e atitudes dos Fisioterapeutas que trabalham em unidades de terapia intensiva do Brasil, sobre as Barreiras para Mobilização Precoce.

Link: https://pt.surveymonkey.com/r/perfildemobilizacaoutibrasil

Apesar da importante participação de todo o Brasil, os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima ainda não possuem respondedores do questionário. Gostaríamos de solicitar aos colegas dos respectivos estados, a participação no nosso estudo, para que possamos ter um panorama mais fiel.

Solicitamos também aos colegas que iniciaram, mas não concluíram o preenchimento do questionário, a fazê-lo, para que possamos atingir o número necessário para o nosso estudo.

Atenciosamente.

Ângelo Roncalli Miranda Rocha, Ana Karolina Barros de Jesus, Caio Henrique Veloso da Costa, Wesla Neves da Silva, Ivens Willians Silva Giacomassi e Fernando Acácio Batista.

Cliapes no Campeonato Amazonense da OAB


http://www.fisioterapiamanaus.com.br/images/cliapesnocampeonatodaoab.jpg
Hoje tive a oportunidade de vivenciar o dia a dia do fisioterapeuta desportivo dentro do campo no Campeonato Amazonense da OAB com um dos maiores fisioterapeutas de Manaus, Dr Douglas Ataide, levando o nome da Cliapes Cliapes. Profissional como poucos, o qual tive a oportunidade de aprender um tanto mais sobre a fisioterapia desportiva "in locu". Muito

obrigado estimado amigo e por essa é tantas outras que em Minha humilde opinião , vc junto com Francisco De Assis Coelho são os expoentes dessa especialidade em Manaus! ‪#‎somostodoscliapes‬‪#‎aprendendosempre‬‪#‎semmimimi‬

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Daniel Salgado Xavier (Ph.D)



Logos University® conducts its work keeping in mind what we call Educational Intelligence. Acclaimed for his brilliant performance with the scientific community, we could not fail to encourage the continuity and progress of Physiotherapy.

We have our operating license in the United States, everyone knows that the USA are big supporters of scientific progress, and it has an excellent Rol researchers in different fields of teaching and practice.

Concerned about the Brazilian Education University® the Logos team awarded research incentive to Dr. Daniel Salgado Xavier by 100% in Post Doctorate Exchange, as an incentive for the progress of their research.

It is evident that more effort is at the disposal of this noble scientist who is dedicated to honor the noble profession of physical therapy.

The Post Doctor is an educational level dedicated to expanding research based on the research presented and approved by an examining board in Ph.D, has aimed to continue the work of Ph.D in order to foster new ideas in the vicinity of the survey line and the problems presented by the thesis.


1st Search:
FAILURE RATE IN orotracheal extubation ON A UTI ONCOLOGIC IN THE WESTERN AMAZON: FACTORS

2nd Survey:
Quality of life and functional performance in children and adolescents with malignant neoplasms submitted to the oncofuncional rehabilitation process

3rd Search:
The Development of polineuromiopatia the critical patient in an intensive care unit cancer.

4th Search:
Quantitative comparison of maximal inspiratory pressure measured by ventilator DIXTAL DX3010 and the manometer Analog: Reliability and accuracy in the monitoring of critically ill patients

5th search:
Early mobilization as safe and effective therapeutics to combat poliradiculomiopatia of cancer patients in the ICU

6th Research:
Software development for blood gas interpretation as an aid in the ventilatory management of critically ill patients

7th Research:
The practice of targeted physical activity and oncofuncional rehabilitation as part of the process of improvement of quality of life for children with cancer

8th Search
The Development polineuromioptia in hospitalized patients in cancer treatment unit

Learn more by visiting the website of University® Logos - Post Graduations, Specializations, Masters and PhDs!
Phone / Phone: +1 (786) 259-0471 (USA) / +55 (33) 3341-2326 (Brazil)
e-mail: contato@institutologos.org


É com imensa satisfação que comemoro junto a esses grandes profissionais a quantidade de trabalhos relevantes aprovados para o PRIMEIRO SIMPÓSIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO AMAZONAS. Como pesquisador é uma imensa honra poder contemplar "os filhos" ganhando vida e sendo relevantes para a comunidade científica, com Logos University International, Dr Gabriel Lopes Minelvina Amorim, Fabriciane Sokoloviz, Juliana Oliveira.

TEMAS:
  • A INFLUÊNCIA DO ORTOSTATISMO PASSIVO NO PACIENTE ONCOLÓGICO INTERNADO EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO ONCOLÓGICA DE MANA - CONCLUIDO (Pesquisador: Daniel Xavier ,Edinângela da Silva Oliveira);
  • MENSURAÇÃO INTRA-CUFF COMO AO DESENVOLVIMENTO DA PAV – CONCLUIDO (Pesquisador: Daniel Xavier; Rodrigo Rodrigo Colares );
  • ESTRATÉGIA VENTILATÓRIA PARA CORREÇÃO DO DESEQUILÍBRIO ÁCIDO BASE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ONCOLÓGICA. PROJETO DE PESQUISA(Pesquisador: Daniel Xavier; Karem Gabrielle Pinheiro de Oliveira);
  • ÍNDICE DE FALÊNCIA NA EXTUBAÇÃO OROTRAQUEAL EM UMA UTI ONCOLÓGICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL: FATORES DETERMINANTES. PROJETO DE PESQUISA (Pesquisador: Daniel Xavier; Marcelo Lima da Silva);
  • QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE NEOPLASIAS MALIGNAS SUBMETIDAS AO PROCESSO DE REABILITAÇÃO ONCOFUNCIONAL. PROJETO DE PESQUISA (Pesquisador: Daniel Xavier; Viviane Lago de Oliveira Silva);
  • EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA SOBRE O HEMOGRAMA E A GASOMETRIA DE PACIENTES ONCOLÓGICOS COM SEPSE GRAVE E CHOQUE SÉPTICO. PROJETO DE PESQUISA (Pesquisador: Daniel Xavier, Jéssica Daiane Silva Lima);
  • COMPARAÇÃO QUANTITATIVA DA PRESSÃO INSPIRATÓRIA MÁXIMA MENSURADA PELO VENTILADOR MECÂNICO DIXTAL DX3010 E MANOVACUÔMETRO ANALÓGICO: CONFIABILIDADE E ACURÁCIA NA MONITORIZAÇÃO DO PACIENTE CRÍTICO. PROJETO DE PESQUISA (Pesquisador: Daniel Xavier; Fabriciane de Almeida Figueiredo Sokoloviz);
  • POLINEUROPATIA: A INCIDÊNCIA E AS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. PROJETO DE PESQUISA (Pesquisador: Daniel Xavier; Mayara Cruz Vargas);
  • CORREÇÃO DE DESEQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES FISIOTERAPEUTICAS NA VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UTI REFERENCIA EM DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS. PROJETO DE PESQUISA. (Pesquisador: Daniel Xavier; Érika de Souza Barreto).

Logos University® (USA) patrocina Pós Doutorado no Brasil



Daniel Salgado Xavier (Ph.D)

A Logos University® conduz seu trabalho mantendo em mente o que chamamos de Inteligência Educacional. Ovacionado pela sua brilhante atuação junto a comunidade científica, não podíamos deixar de incentivar a continuidade e o progresso da Fisioterapia. Temos nossa autorização de funcionamento nos Estados Unidos da América, todos sabem que os USA

são grandes incentivadores do progresso científico, e com isso possui um excelente Rol de pesquisadores em diferenciados campos de ensino e pratica. Preocupados com a Educação Brasileira a equipe da Logos University® concedeu incentivo de pesquisa ao Dr. Daniel Salgado Xavier através da Bolsa de 100% em Pós Doutorado, como incentivo para o andamento de suas pesquisas. É evidente que o maior esforço se encontra na disposição desse nobre cientista que se dedica a honrar a nobre profissão da Fisioterapia. O Pós Doutor é um nível educacional dedicado a ampliação de pesquisas com base na Investigação apresentada e aprovada por uma banca examinadora em Ph.D, tem objetivo de dar continuidade ao trabalho do Ph.D de forma a fomentar novas ideias nas imediações da linha pesquisa e da problemática apresentada pela tese.

Clique no link para ver o Lattes do Dr. Daniel: Veja Aqui o Lattes do Dr. Daniel: http://lattes.cnpq.br/7994818037398569

  • 1ª Pesquisa: Índice de falência na Extubação Orotraqueal em uma UTI oncológica na Amazônica Ocidental: Fatores determinantes;
  • 2ª Pesquisa: Qualidade de vida e desempenho funcional de crianças e adolescentes portadores de neoplasias malignas submetidas ao processo de reabilitação oncofuncional;
  • 3ª Pesquisa: O Desenvolvimento da polineuromiopatia do paciente crítico em uma unidade de tratamento intensivo oncológico;
  • 4ª Pesquisa: Comparação quantitativa da pressão inspiratória máxima mensurada pelo ventilador mecânico DIXTAL DX3010 e pelo manovacuômetro Analógico: Confiabilidade e acurácia na monitorização do paciente crítico;
  • 5ª Pesquisa: A mobilização precoce enquanto terapêutica segura e eficaz no combate a poliradiculomiopatia do pacientes oncológicos internados na UTI;
  • 6ª Pesquisa: Desenvolvimento de software para interpretação gasométrica como instrumento auxiliar no manejo ventilatório da pacientes críticos;
  • 7ª Pesquisa: A prática da atividade física direcionada e a reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de melhora de qualidade de vida de crianças portadoras de câncer;
  • 8ª Pesquisa: O Desenvolvimento de polineuromioptia em pacientes internados na unidade de tratamento oncológico

Curso " Recuperação Funcional das lesões de Joelho, através de uma abordagem Biomecânica"



Prof.Ms.Alexandre Ribeiro Alcaide;

- Sócio-fundador da Sonafe, Especialista em fisioterapia esportiva, Fisioterapeuta com larga experiência no esporte de alto rendimento, como SPFC, Dep de Futebol profissional do E.C Santo André, AD São Caetano, entre outros;

- Professor da disciplina de Fisioterapia esportiva, em diversas faculdades, em cursos de graduação e pós-graduação. Fisioterapeuta credenciado FIFA, e diretor do centro de reabilitação esportiva da Clinica de Ortopedia e Recuperação Esportiva, CORD.http://www.fisioterapia.pro



- Adepto no Brasil, do modelo de abordagem não cirúrgica, das lesões de joelho e coluna, desenvolvido em Universidades como Pittsburg e Dellawere.
  1. Pratica Baseada em Evidencias;
  2. Biomecânica dos MMII e sua repercussão na Prática Clínica Terapêutica nas lesões do Joelho;
  3. Avaliação Funcional do Joelho;
  4. Abordagem não cirúrgica na Lesão do LCA. Quais os critérios internacional para não recomendarmos a cirurgia? Qual o Papel do fisioterapeuta na decisão entre o tratamento cirúrgico ou conservador?
  5. Principais disfunções do joelho, ligadas à prática de "Corrida de Rua" , e como o fisioterapeuta deve abordar estas disfunções, baseando-se nas evidencias atuais;
  6. Dor Anterior do Joelho. Uma abordagem biomecânica para novas perspectivas terapêuticas no manejo do
  7. paciente;
  8. Avaliação do Joelho em Atletas de Futebol. O que devemos avaliar?;
  9. Novos conceitos no manejo pós-cirúrgicos dos pacientes submetidos à reconstrução do LCA.


Atletas do MMA do Amazonas se preparam para novos campeonatos



Atletas amazonenses promissores do MMA ganharam um novo reforço no treinamento para evolução do rendimento graças a fisioterapia desportiva oferecida na Clínica Integrada de Reabilitação (Cliapes), no Campos Elísios, zona centro-oeste de Manaus, coordenada pelo doutor em fisioterapia, Daniel Xavier, associado à marca internacional Doctor Sport. 

De acordo com ele, com uma parceria firmada com a Academia Nova União, no Conjunto Ajuricaba, a mesma que treinou o atleta amazonense José Aldo, no início da carreira e que tem como mestre Márcio Pontes, o “Marcinho”, está permitindo a evolução dos atletas.

Daniel Xavier ressalta que o treinamento de fisioterapia desportiva atua de forma preventiva. Para isso, os atletas passam por alguns treinamentos específicos como de sensório motor (propriocepção), que são exercícios que promovem um melhor equilíbrio, flexibilidade e adaptação diante do estresse do esporte, Daniel Xavier ressalta que o atleta profissional de MMA tem como ferramenta de trabalho o seu corpo exposto ao extremo risco, e caso ele se lesione, poderá perder diversas lutas. “É um esporte individual, se ele fica lesionado, é o único prejudicado. Por isso, a importância da presença da Fisioterapia Preventiva em seu cotidiano para prevenir qualquer tipo de lesão e melhorar o seu rendimento”, disse Daniel Xavier. 

Dentre os destaques da academia está Alexandre Ribeiro, 23 anos, detentor de dois cinturões Peso Pena do Big Ray Alfa Combat (Acho que anotei errado os nomes). Ele conta que começou a lutar profissionalmente aos 19 anos e já coleciona 9 vitórias, uma derrota e uma luta sem resultados em Manaus, Porto Velho e Mato Grosso. Atualmente, se prepara para defender novamente o cinturão dia 9 de abril, no Campeonato Chutou Brasil, em São Paulo. “A fisioterapia tem ajudado bastante a minha evolução e rendimento, principalmente, na questão da respiração, que é fundamental no nosso esporte, assim como a prevenção das lesões”, afirmou. 

Conhecido no Brasil e internacionalmente, por ter sido o primeiro treinador do atleta José Aldo, Marcos Pontes, o “Marcinho” ressalta o potencial dos novos atletas amazonenses para o MMA do Amazonas. “Na academia temos pelo menos 15 atletas com grande potencial e que já são destaques em campeonatos nacionais. Todos vivem com o mínimo e tem a esperança da superação”, disse Marcinho.

Ele destacou que as práticas da fisioterapia desportiva trazem uma inovação e diferença para os atletas de alto rendimento, que espontaneamente já ficam com traumas por conta dos treinos e nas competições. “Um dos principais benefícios está no controle da respiração e no aprimorando do que eles já fazem de melhor. Com esse acompanhamento, a recuperação das lesões é mais rápida e eficaz”, afirmou Márcio.