IAPES

IAPES
Excelência em ensino e aprimoramento em Saúde

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Manobra de Bag Squeezing e seus benefícios

Pós Graduanda em Fisioterapia Intensiva: Nathalye Veras César



A técnica de Bag Squeezing também conhecida como de técnica de hiperisuflação pulmonar, foi descrita em 1968 por Clemente e Hubsch consiste em uma serie de excursões respiratórias ampla, profundas, com uma pausa inspiratória de 3 segundos, seguidos de rápidas expiratórias para simular a tosse e liberação repentina com ambu, o que gera um alto fluxo expiratório. Durante a fase expiratória e realizado a vibrocompressão torácica de forma constante e lenta, proporcionando também o fluxo expiratório e mobilização das secreções das vias aéreas inferiores para as vias aéreas superiores sendo realizado após a aspiração traqueal.
 Segundo Azeredo o uso do manômetro de pressão e imprescindível (pressão máxima de 30 cm H2o), bem como o uso do soro fisiológico para fluidificação da secreção. É uma técnica frequentemente utilizada por fisioterapeuta na Unidade de terapia Intensiva para assistir o paciente sob ventilação mecânica, tanto na prevenção do colapso pulmonar e retenção de secreções, como atelectasias e infecções bronco pulmonares.
Segundo Berney at; diversos estudos verificaram o aumento da complacência estática do sistema respiratório, redução da resistência total do sistema respiratório, (aumento da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e da saturação arterial de oxigênio (SaO2), além da resolução das áreas de atelectasia avaliada por radiografia do tórax após aplicação da hiperinsuflação manual. Instabilidade hemodinâmica, pressão intracraniana elevada, hemorragia Peri-intraventrIcular grave, distúrbios hemorrágicos e refluxo gastresofágico são contraindicações da técnica.
Segundo Menkes at, a hiperinsuflação pulmonar parece promover a expansão das unidades alveolares colapsadas, por meio do aumento do fluxo aéreo para as regiões atelectasiadas, através dos canais colaterais, do mecanismo de interdependência alveolar e da renovação de surfactante nos alvéolos.

Referência Bibliográfica
AZEREDO, Carlos. Fisioterapia respiratória moderna- São Paulo; Manole 1993.

BERNEY S, Denehy L, Pretto J; Menkes HA, Traystman RJ  - Head-down tilt and manual hyperinflation enhance sputum clearance in patients who are intubated and ventilated. Aust J Physiother, 2004; 50:9-14. (Revista Bras. Terapia intensiva) - 2007     

Nenhum comentário:

Postar um comentário